Notícias

“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM

“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM NUMA NOITE FRIA E DESAGRÁDÁVEL

O Rancho Folclórico “As “Macanitas” de Tercena participou no XXII Festival de Folclore de Cernache do Bonjardim pela segunda vez, prova de que o grupo é naquela zona também muito apreciado.

cerna1 O Festival teve lugar junto ao pavilhão desportivo, mas a organização não teve muita sorte porque apesar de não chover, o tempo esteve muito frio o que não juntou muita gente a assistir, pois a grande maioria fazia parte dos ranchos que participaram, porque após alguns grupos actuarem o espaço ficou praticamente deserto, deixando os últimos dois grupos praticamente sem ninguém o que acabou por tirar um pouco de brilhantismo à festa.

Também no campo comercial o bar pouco funcionou, pois o efeito do tempo deu origem a que as pessoas não consumissem, porque de resto tudo esteve muito bem, desde a refeição servida no pavilhão desportivo, ao desfile e à própria demonstração etnográfica e folclórica.

Estiveram presentes diversas entidades locais o que deu bastante ânimo à organização e demais o grupo estava feliz porque pôde apresentar o seu novo autocarro, que muito irá facilitar os sernachenses nas suas deslocações.

Estiveram a entregar as lembranças, os presidentes de Junta de Cernache do Bonjardim, Nesperal, Palhais, uma vereadora da Câmara Municipal da Sertã, entre muitos outros convidados.

De salientar a homenagem prestada a um elemento do grupo falecido, precisamente José David Leitão, acto que o seu filho, Nuno Leitão, muito agradeceu bastante sensibilizado, grato pela atenção havida.

cerna3 Participaram depois no evento os seguintes agrupamentos:

Para além do grupo anfitrião que abriu o festival, Rancho Folclórico de Penafiel, “Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil, finalizando o certame o Rancho Etnográfico Danças e Cantares de Alpiarça.

O grupo de Tercena acabaria por chegar à sua terra, depois de passar por estradas muito perigosas por serem estreitas, e com muitas curvas no meio da serrania, às três horas da madrugada, enaltecendo-se por isso, a grande força de vontade dos seus elementos, em querer levar o bom nome de Tercena, da sua freguesia e concelho, às mais distantes e escondidas localidades do nosso país.

 

GRUPO INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA EM FORMAÇÃO

GRUPO INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA

EM FORMAÇÃO

Os efeitos da propaganda estão a dar grande resultado, pois têm entrado para o grupo muitas crianças e assim, a direcção da colectividade já pode pensar na concretização desse desidrato em breve.

Nesta conformidade realiza-se todos os sábados das 10,30 às 12 horas na Quinta do Filinto em Tercena, na Associação Cultural de Tercena, os ensaios para crianças que desejem praticar dança.

O ensino é gratuito e os monitores estão de momento a desenvolver ensino de dança folclórica e bailado artístico.

Os interessados podem comparecer naquele horário e falarem com os monitores Vânia Simões, Ricardo Rodrigues, Joana Silva e Vanessa Santos.

&&&

 

Corpos Gerentes para o bienio 2024/25

CORPOS GERENTES PARA O BIENIO 2024/25

DIRECAO

Presidente - Jose Gabriel Monteiro

1.Secretario - Joana Silva

2.Secretiario - Carolina Santos

Tesoureiro -Frederico Monteiro

VOGAL -Lourenco Rodrigues

**

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente - Custodio Paiva

1. Secretario - Luis Silva

2. Sercretario - Ines Salsinha

**

CONSELHO FISCAL

Presidente - Joaquim Peres

1. Secretario - Adolfo Almeida

2. Secretario - Diana Cardoso

**

CONSELHO SUPERIOR

.

 

Exposições e Colóquios

É hábito na Associação Cultural de Tercena a realização de Colóquios sobre temas relacionados com a Cultura e exposições permanentes, tentando criar um verdadeiro serviço de utilidade pública, não só,  para a população de Tercena, como também, para o resto da população em geral.

Exposições como «Origens», «Presépios de Natal», «Pico do Arieiro» e «Macanitas – 16 anos de Folclore»  são apenas algumas das muitas exposições que se têm feito nas instalações da sede provisória da Associação.

Existe, também, na sede da Associação o museu etnográfico “Fernando Silva”  que está aberto a todos os que o pretenderem visitar.

 

Mais Actividades

Para além das actividades já mencionadas, desenvolvem-se na Associação Cultural de Tercena muitas outras ao longo do ano e que vão animando as “gentes da nossa terra”, como por exemplo o ENTERRO DO BACALHAU, uma tradição muito antiga desta terra e recuperada em 2005. Realiza-se na Quarta-feira seguinte ao Carnaval e muito tem divertido as pessoas que assistem ao evento.

Efectuam-se regulamente concursos e torneios para animar a população. Pode-se destacar o último concurso que foi feito sobre Presépios de Natal que, graças a uma boa divulgação, foi visitado por muitas pessoas e muito elogiado.

Também se realizam frequentemente passeios organizados a Castelos, Palácios e Museus, assim como se realizam excursões de carácter cultural aos mais diversos pontos do país e até estrangeiro, para acompanhar o Rancho e não só.

 
Mais artigos...