Notícias
“MACANITAS” NO PROGRAMA TELEVISIVO ”VERÃO TOTAL”…“MACANITAS” NO PROGRAMA TELEVISIVO ”VERÃO TOTAL”… O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena participou no programa “Verão Total” directamente de Oeiras.
Apesar da importância desta actuação em directo para a RTP 1, lamenta-se que, o grupo se tenha apresentado desfalcado, uma vez que se tratou de um dia de semana, onde a grande maioria não conseguiu dispensa para ali estar presente.
O programa de Oeiras foi apresentado pelos já conhecidíssimos, Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes que empregaram todo o seu conhecimento e alegria em mais este agradável programa. |
“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM NUMA NOITE FRIA E DESAGRÁDÁVEL
O Rancho Folclórico “As “Macanitas” de Tercena participou no XXII Festival de Folclore de Cernache do Bonjardim pela segunda vez, prova de que o grupo é naquela zona também muito apreciado.
Também no campo comercial o bar pouco funcionou, pois o efeito do tempo deu origem a que as pessoas não consumissem, porque de resto tudo esteve muito bem, desde a refeição servida no pavilhão desportivo, ao desfile e à própria demonstração etnográfica e folclórica.
Estiveram a entregar as lembranças, os presidentes de Junta de Cernache do Bonjardim, Nesperal, Palhais, uma vereadora da Câmara Municipal da Sertã, entre muitos outros convidados. De salientar a homenagem prestada a um elemento do grupo falecido, precisamente José David Leitão, acto que o seu filho, Nuno Leitão, muito agradeceu bastante sensibilizado, grato pela atenção havida.
Para além do grupo anfitrião que abriu o festival, Rancho Folclórico de Penafiel, “Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil, finalizando o certame o Rancho Etnográfico Danças e Cantares de Alpiarça. O grupo de Tercena acabaria por chegar à sua terra, depois de passar por estradas muito perigosas por serem estreitas, e com muitas curvas no meio da serrania, às três horas da madrugada, enaltecendo-se por isso, a grande força de vontade dos seus elementos, em querer levar o bom nome de Tercena, da sua freguesia e concelho, às mais distantes e escondidas localidades do nosso país. GRUPO INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA EM FORMAÇÃOGRUPO INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA EM FORMAÇÃO Os efeitos da propaganda estão a dar grande resultado, pois têm entrado para o grupo muitas crianças e assim, a direcção da colectividade já pode pensar na concretização desse desidrato em breve. Nesta conformidade realiza-se todos os sábados das 10,30 às 12 horas na Quinta do Filinto em Tercena, na Associação Cultural de Tercena, os ensaios para crianças que desejem praticar dança. O ensino é gratuito e os monitores estão de momento a desenvolver ensino de dança folclórica e bailado artístico. Os interessados podem comparecer naquele horário e falarem com os monitores Vânia Simões, Ricardo Rodrigues, Joana Silva e Vanessa Santos. &&& Corpos Gerentes para o biénio 2016/17CORPOS GERENTES PARA O BIÉNIO 2016/17 DIRECÇÃO Presidente –José Gabriel Monteiro 1ºSecretário – Frederico Monteiro 2ºSecretário – Ricardo Rodrigues Tesoureiro – Leonel Lourenço VOGAL – Lourenço Rodrigues ** ASSEMBLEIA GERAL Presidente – Custódio Paiva 1ºSecretário – Luis Silva Relator – Joana Silva ** CONSELHO FISCAL Presidente – Fernando Silva 1ºSecretário – Emilia Silva 2ºSecretário – Joaquim Peres ** CONSELHO SUPERIOR Eugénia Santos, Margarida Susano, Bebiana Salsinha, Rute Botica, Graça Monteiro, Isabel Rodrigues, Vanessa Santos, Ricardo Rodrigues, Vania Simões, Manuel Miranda Exposições e ColóquiosÉ hábito na Associação Cultural de Tercena a realização de Colóquios sobre temas relacionados com a Cultura e exposições permanentes, tentando criar um verdadeiro serviço de utilidade pública, não só, para a população de Tercena, como também, para o resto da população em geral. Exposições como «Origens», «Presépios de Natal», «Pico do Arieiro» e «Macanitas – 16 anos de Folclore» são apenas algumas das muitas exposições que se têm feito nas instalações da sede provisória da Associação. Existe, também, na sede da Associação o museu etnográfico “Fernando Silva” que está aberto a todos os que o pretenderem visitar. |