Notícias

"MACANITAS” ACTUARAM NA FEIRA DE ARTESANATO DO ESTORIL

"MACANITAS”

ACTUARAM NA FEIRA DE ARTESANATO DO ESTORIL

Mais uma vez o Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena actuou na Feira de Artesanato do Estoril, desta vez com muito público, que aplaudiu com entusiasmo o grupo, embora este se tivesse apresentado muito desfalcado por muitos folcloristas se encontrarem já de férias.

Há já algum tempo que o agrupamento de Tercena actua duas vezes por ano neste espaço turístico, que concentra sempre muito público, na sua maioria estrangeiros que visitam Portugal, e como tal tem sido fundamental para o aparecimento de convites para o estrangeiro e para outros locais do pais, só que muitos deles não podem ser aceites por falta de verba.

rtp12 Assim, depois de uma actuação no passado dia 26 de Junho, o grupo voltou na passada 3ª feira, tendo sido a actuação que encerrou esta época 2011/12, voltando a esta actividade no princípio do mês de Setembro, para preparar o seu Festival que se realiza no dia 9 de Setembro e completar as actuações que ainda faltam par até ao final do ano de 2012.

 

 

O RANCHO AS “MACANITAS” ACTUOU NA QUINTA DO CONDE CONCELHO DE SESIMBRA

O RANCHO AS “MACANITAS”  

ACTUOU NA QUINTA DO CONDE CONCELHO DE SESIMBRA  

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, na sua “tourné” pelo país, mostrando o seu folclore neste verão, não tem parado.

Nesta conformidade, apresentou-se no passado sábado dia 28 de Julho na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra para mostrar os seus usos, costumes e respectivos cantares para actuar no XIX Festival de Folclore do Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra.

conde1 O festival teve lugar no Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e participaram os seguintes agrupamentos:

 

Grupo anfitrião, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico e Infantil do Grupo Desportivo de Lousa – Loures e Grupo Teatral e Folclórico da Morgadinha – Sobreda. 

 

Os grupos convidados foram recebidos na Junta de Freguesia da Quinta do Conde, pelo seu presidente Vítor Antunes, acompanhado da Dra. Felícia Costa, vice Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e da presidente do grupo organizador, Dra. Otelinda Rodrigues, onde foram apresentadas boas vindas aos grupos.

 

 conde2 Depois do desfile, pela avenida 1º de Maio, no campo de jogos onde se desenrolou o Festival, foram entregues lembranças aos grupos, seguido de alguns discursos, pelas entidades autárquicas, todos eles endereçando votos de felicidades ao grupo anfitrião e agradecendo a presença dos grupo convidados.

 

O presidente da Junta de Freguesia referiu que, para alegria sua, a Quinta do Conde já possuiu três grupos folclóricos, os únicos existentes no concelho de Sesimbra mas que de momento, infelizmente, o único em funcionamento é o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, que tem desenvolvido uma importante acção não só cultural, como social, apelando para que o outro retome a actividade, pois tem estado parado, já que o terceiro deixou mesmo de vez o folclore.

conde3 O festival decorreu com agrado na presença de muito público, tendo todos os agrupamentos sido aplaudidos com bastante entusiasmo.

 

“MACANITAS” ACTUARAM EM PERAFITA – MATOSINHOS…

“MACANITAS”

ACTUARAM EM PERAFITA – MATOSINHOS…

O Rancho Folclórico “As Macanitas” este ano, considerado de grande crise, tem participado em imensos festivais, o que não era esperado.

Nestas circunstâncias, já se obrigou a negar pedidos de permuta por falta de verba, no entanto actuou ontem, num festival em Matosinhos.

pera3 Tratou-se do XXII Festival de Folclore organizado pelo Rancho de Aldeia Nova – Perafita – Matosinhos que acabou por ser prejudicado apenas pela má qualidadedo som, porque de resto tudo esteve impecável:

Do programa constou de desfile, para de imediato se iniciar a apresentação dos grupos convidados.

Este ano o rancho anfitrião, convidou o Rancho “As Macanitas” de Tercena, que será o primeiro a actuar, Rancho Folclórico “Oliveira de Santa Maria” de Vila Nova de Famalicão, Rancho Folclórico Polvoreira de Guimarães, Rancho Folclórico D. Nuno Álvares Pereira de Matosinhos, e finalizando com o Rancho organizador Rancho Folclórico de Aldeia Nova de Perafita       pera2                      Na cerimónia de entrega de lembranças, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Perafita, Miguel Hora, Lucília Santos representante da Federação de Folclore Português, assim como Joaquim Ventura da Associação das Colectividades de Perafita. que elogiaram o grupo organizador e felicitaram os ranchos convidados.

pera1 Todavia a representante da Federação de Folclore, criticou a falta de cuidado de alguns grupos, não respeitando as normas que o folclore exige, mas congratulando-se com a organização de Aldeia  Nova na realização do seu  22 ª festival de folclore.

De salientar que este agrupamento estará presente no festival organizado pelas “Macanitas” no próximo dia 9 de Setembro em Tercena.

&&&

 

“MACANITAS” ACTUARAM NO ZAMBUJAL. NOS CAMPOS VERDEJANTES DOS VINHEDOS DA REGIÃO DE GANDRA E BAIRRADINA

“MACANITAS” ACTUARAM NO ZAMBUJAL. NOS CAMPOS VERDEJANTES DOS VINHEDOS

DA REGIÃO DE GANDRA E BAIRRADINA

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, actuou no passado domingo no Zambujal concelho de Cantanhede, local escondido no meio dos vinhedos da região da Gandra, Bairradina, mesmo nos restolhos que dias antes tinham sido ceifados.

canta1 Zambujal é um lugar pertencente à freguesia de Cadima, Concelho de Cantanhede, situado entre Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz

Esta actuação a convite do Rancho “Os Malmequeres” do Zambujal fez lembrar os velhos tempos quando as “Macanitas” faziam as suas singelas, mas alegres festas no meio do campo, terrenos com piso irregular, avistando-se ao longe o alvo casario dos lugares da periferia onde viviam.

E a singeleza foi tal, que até a kermesse, muito movimentada, distribuiu lembranças simples, assim com produtos criados pelas próprias pessoas do campo, não faltando cereais, e os inocentes porquinhos da Índia.

 

canta2 Não foi por toda esta simplicidade e ineditismo que o público deixou de comparecer, nem sequer as entidades autárquicas pois lá estavam para apoiar e felicitar a organização o representante da autarquia municipal, Casas de Melo assim como o presidente da Junta de Freguesia de Cadima, José Alberto Pessoa, que teceram rasgados elogios ao grupo que completou vinte anos de existência pese embora já tivesse existido em tempos recuados, mais propriamente em 1954, onde nessa dura época, apenas durou ano e meio, voltando apenas em 1992.

Actuaram e animaram esta festa o Grupo de Bombos Pedra Rija de Portunhos, que deixou no local desde manhã até à sua actuação à tarde, uma onde boa disposição, não só pela sua alegria, pelos seus populares cantares, como pela barulheira dos seus Bombos, numa actuação continuada que a todos divertiu e empolgou.

canta3 O Grupo Folclórico “Os Malmequeres” do Zambujal, actuou de seguida, assim como Grupo Etnográfico “Samora e o Passado” de Samora Correia, o Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, o Grupo Folclórico “Identidade Lusa” de Oliveira do Bairro e finalizando com o numeroso Rancho Folclórico, “Luz e Vida” de Ponte de Vagos - Aveiro.

 

 

 

 

canta4

 

 

Foi uma festa alegre, diferente, que a todos agradou desde a recepção ao farto almoço, não nos podendo esquecer a dificuldade que houve para os motoristas movimentarem os seus longos e modernos autocarros, pois os caminhos poeirentos, estreitos e ladeados de frondosas árvores e vinhas, a todos causou arrepios mas todas as dificuldades se conseguiram ultrapassar graças à competência e paciência dos seus condutores e da grande força de vontade do  grupo organizador.

 

“MACANITAS” NO PROGRAMA TELEVISIVO ”VERÃO TOTAL”…

“MACANITAS” NO PROGRAMA TELEVISIVO

”VERÃO TOTAL”…

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena participou no programa “Verão Total” directamente de Oeiras.

rtp11 Tratou-se de uma apresentação ao vivo, que muito dignificou o grupo e o coloca, uma vez mais, na boca e conhecimento do grande público espalhado pelo país e mundo em geral, confirmando assim as imensas actuações já feitas, quer no estrangeiro, quer nas Ilhas ou mesmo no continente.

Apesar da importância desta actuação em directo para a RTP 1, lamenta-se que, o grupo se tenha apresentado desfalcado, uma vez que se tratou de um dia de semana, onde a grande maioria não conseguiu dispensa para ali estar presente.

 

 

 

rtp12 O grupo dançou duas das suas canções genuínas, “O Zé das Castanhas” e “Aleluia” que foram recolhidas dos antigos espectáculos denominados “Danças Etnográficas”que saíam para a rua apenas pela Páscoa e Pascoela nos anos trinta e quarenta.

O programa de Oeiras foi apresentado pelos já conhecidíssimos, Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes que empregaram todo o seu conhecimento e alegria em mais este agradável programa.

 
Mais artigos...