Notícias

O RANCHO “AS MACANITAS” AGRADOU AO PÚBLICO DE PORTUNHOS

O RANCHO “AS MACANITAS” AGRADOU AO PÚBLICO DE PORTUNHOS

Portunhos1 As “Macanitas” de Tercena actuaram em Portunhos concelho de Cantanhede, de permuta com o grupo de Bombos daquela localidade, evento que teve lugar no largo da Ponte naquela localidade do concelho de Cantanhede.

Tratou-se do IV Festival de Folclore, organizado pelo grupo local, participando nele, os seguintes agrupamentos.

Portunhos2 Os grupos, infantil e sénior, anfitrião, Grupo de Folclore da Pedra Rija de Portunhos, “As Macanitas” de Tercena, Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa de Castelo Branco e Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs, Dona Maria - Alvaiázere.

portunhos3 Durante o dia almoçou em Coimbra, visitou o “Portugal dos Pequeninos” entre outros locais da cidade e seguiu depois para Portunhos.

portunhos4 Esteve presente na cerimónia deste evento de entrega de lembranças, a presidente da Junta de Freguesia de Portunhos, D. Marta Carvalho, assim como um representante da Câmara Municipal de Cantanhede Sr. Casa de Melo e ainda elementos ligados à Fundação Ferreira Freire, instituição social importantíssima da localidade e que bastante tem colaborado com o popular agrupamento, inclusivamente em cujas excelentes instalações, os grupos de folclore jantaram, assim como os directores do rancho Pedra Rija.

O grupo “As Macanitas” teve uma excelente actuação e acabou por ser bastante aplaudido pelo público presente, ou não fosse um agrupamento bem diferente de todos os outros que se apresentaram, devido as suas danças serem muito movimentadas, a grande característica do saloio.

&&&

 

XXIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TERCENA

XXIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TERCENA

O AGRUPAMENTO AUSTRÍACO CHEGA DIA 18 À TARDE

austr1 A Associação Cultural de Tercena, vai receber em exclusivo o Grupo de Folclore de Bruck an der Mur, da Áustria, para retribuição ao Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, aquando da sua deslocação à Áustria em 2010.

O grupo austríaco que chega no dia 18 à tarde, virá participar no XXIII Festival Internacional de Tercena, a realizar-se no dia 21 de Julho deste ano.

austr2 Participam neste Festival os grupos:

Grupo de Folclore de Bruck an der Mur  Áustria, Rancho “As Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico da Quinta do Conde, Rancho de Cernache de Bonjardim

O grupo austríaco é considerado um dos melhores do seu país e irá ficar hospedado a expensas da Associação tercenense na Pousada da Juventude em Oeiras a dez metros da praia, e em pleno coração do Porto de Recreio de Oeiras, local privilegiado de Verão o que virá ser um dos grandes atractivos dos jovens que o formam.

 

“MACANITAS” DANÇARAM PARA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA TURQUIA

“MACANITAS” DANÇARAM PARA O

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA TURQUIA

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena teve a honra de se apresentar num espectáculo de quarenta minutos para Sua Excelência o Presidente da República da Turquia, aquando visitou oficialmente a capital portuguesa.

grupogrt

Esta actuação teve lugar no Hotel Ritz em Lisboa, tendo sido muito ovacionado, despedindo-se com as convidados, mais de setenta, de pé a aplaudirem o grupo de Tercena.

 

O TEATRO EM TERCENA COM GRANDE ENTUSIASMO

O TEATRO EM TERCENA COM GRANDE ENTUSIASMO

O Teatro na Associação Cultural de Tercena está a tomar uma enorme dinâmica, pois de momento estão a funcionar dois grupos de trabalho, o que é considerado inédito em Tercena e aliás em toda a freguesia que sempre se dedicou à arte dramática.

Em Tercena este ano o Teatro já levou à cena três peças e prepara-se para estrear uma quarta, já no próximo mês de Junho.

teatro1 Assim, o grupo dirigido por Fernando Silva,  levou à cena a revista  “Oh Zé Abre-me esse olho” que já fez  quatro sessões de casa esgotada, preparando-se para mais uma a anunciar em breve e o grupo da Susana Rodrigues que  já fez  três sessões com duas peças.

A primeira, ocorreu pelo Natal  tendo sido apresentado um lindo espectáculo alusivo àquela data e mais tarde, pelo Carnaval, com a revista “Salve-se quem puder” que se representou por duas vezes.

De momento está a preparar um novo espectáculo dedicado aos Santos Populares, intitulado “Há Santos na Terra” que terá estreia, se não houver qualquer inconveniente, no dia 23 de Junho à tarde.

Numa altura em que a Câmara Municipal de Oeiras, vai cortando o subsídio às colectividades, em Tercena, até parece que o ânimo ainda cresce mais, pois a dinâmica não falta e é preciso reconhecer que se trata de Teatro representado por cerca de sessenta amadores, divididos, obviamente, pelos dois grupos de trabalho.

Um exemplo a seguir pelas outras colectividades do concelho, muitas que apenas trabalham para a Mostra de Teatro de Oeiras e pouco mais, com excepção dos grupos semi-profissionais sedeados na área do município.

 

Entrega dos Troféus do II Torneio de Dardos

PremioDardos_

Cerimónia de entrega de diplomas de participação e dos troféus aos três primeiros classificados do II Torneio de Dardos na Modalidade de Cricket, realizado na Associação Cultural de Tercena. A todos os que tiveram presentes e aos que não poderam estar, muito obrigado.

 
Mais artigos...