HISTORIAL RESUMIDO

RANCHO FOLCLÓRICO «AS MACANITAS» DE TERCENA

A Associação Cultural de Tercena, dedica-se desde Abril de 1990, às actividades de Folclore, Teatro e Música, mantendo ao seu serviço várias dezenas de jovens.

Danças como o «Milho Rei», «o Zé das Castanhas» e «Aleluia», são preciosidades do passado que são cantadas e dançadas em exclusivo por este grupo, uma vez que eram oriundas desta terra e mais ninguém as conseguiu recolher senão nós.

Em 2001 o Rancho foi agraciado com a medalha de Mérito Municipal «Grau Cobre», da Câmara Municipal de Oeiras.

O Rancho Folclórico «Macanitas» de Tercena, recebeu este nome para preservar o que era atribuído nesta região de Barcarena ás mulheres que vinham maioritariamente da região Oeste trabalhar para o campo na altura das mondas, ceifas e debulhas do trigo, tendo muitas delas optado por ficar por aqui, casando com rapazes do lugar.

O Rancho «As Macanitas» tem como trajes principais, as macanitas, trabalhadores rurais e três figuras da lendária Fábrica da Pólvora de Barcarena, uma delas, única no folclore português, ou seja o polvorista com o seu caneco às costas, com que transportava a pólvora de oficina para oficina.

Para além destas possui ainda a, leiteira, lavadeira, “Cardante” gente remediada do lugar, com traje de trabalho e domingueiro, pastor, aguadeiro, rendeiros pobres, entre muitos outros trajes que somam mais de quatro dezenas de figuras, dançando um repertório exclusivamente saloio.

O Rancho já recebeu convites para actuar em diversos países da Europa, América e Ásia, mas por falta de verbas jamais se deslocou a países distantes, contudo o grupo, já esteve em Espanha região de Vigo (1994), Madrid (1995) no Brasil no Amazonas em (2001), na ilha da Madeira (2002) e em (2003) nos Açores, ilha de S. Miguel.

Em 2004 o grupo deslocou-se à ilha Terceira, participou nos programas televisivos, «Você na TV», “Quinta das Celebridades” da TVI e em 2005 esteve em Cáceres, Gijon, e Avilés - Espanha.

Em 2006 actuou nas ilhas do Faial e do Pico nos Açores, em 2007 em S. Jorge – Açores, em 2008 deslocou-se de novo a S. Miguel e Santa Maria e em 2009 voltou de novo aos Açores para actuar na ilha Graciosa e pela terceira vez na Terceira.

Em Setembro de 2010 o grupo deslocou-se à Áustria para actuar em Bruck an der Mur –Viena no InterFolk.