O RANCHO “AS MACANITAS” AGRADOU AO PÚBLICO DE PORTUNHOS
O RANCHO “AS MACANITAS” AGRADOU AO PÚBLICO DE PORTUNHOS
As “Macanitas” de Tercena actuaram em Portunhos concelho de Cantanhede, de permuta com o grupo de Bombos daquela localidade, evento que teve lugar no largo da Ponte naquela localidade do concelho de Cantanhede.
Tratou-se do IV Festival de Folclore, organizado pelo grupo local, participando nele, os seguintes agrupamentos.
Os grupos, infantil e sénior, anfitrião, Grupo de Folclore da Pedra Rija de Portunhos, “As Macanitas” de Tercena, Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa de Castelo Branco e Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs, Dona Maria - Alvaiázere.
Durante o dia almoçou em Coimbra, visitou o “Portugal dos Pequeninos” entre outros locais da cidade e seguiu depois para Portunhos.
Esteve presente na cerimónia deste evento de entrega de lembranças, a presidente da Junta de Freguesia de Portunhos, D. Marta Carvalho, assim como um representante da Câmara Municipal de Cantanhede Sr. Casa de Melo e ainda elementos ligados à Fundação Ferreira Freire, instituição social importantíssima da localidade e que bastante tem colaborado com o popular agrupamento, inclusivamente em cujas excelentes instalações, os grupos de folclore jantaram, assim como os directores do rancho Pedra Rija.
O grupo “As Macanitas” teve uma excelente actuação e acabou por ser bastante aplaudido pelo público presente, ou não fosse um agrupamento bem diferente de todos os outros que se apresentaram, devido as suas danças serem muito movimentadas, a grande característica do saloio.
&&&