“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM
“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM NUMA NOITE FRIA E DESAGRÁDÁVEL
O Rancho Folclórico “As “Macanitas” de Tercena participou no XXII Festival de Folclore de Cernache do Bonjardim pela segunda vez, prova de que o grupo é naquela zona também muito apreciado.
O Festival teve lugar junto ao pavilhão desportivo, mas a organização não teve muita sorte porque apesar de não chover, o tempo esteve muito frio o que não juntou muita gente a assistir, pois a grande maioria fazia parte dos ranchos que participaram, porque após alguns grupos actuarem o espaço ficou praticamente deserto, deixando os últimos dois grupos praticamente sem ninguém o que acabou por tirar um pouco de brilhantismo à festa.
Também no campo comercial o bar pouco funcionou, pois o efeito do tempo deu origem a que as pessoas não consumissem, porque de resto tudo esteve muito bem, desde a refeição servida no pavilhão desportivo, ao desfile e à própria demonstração etnográfica e folclórica.
Estiveram presentes diversas entidades locais o que deu bastante ânimo à organização e demais o grupo estava feliz porque pôde apresentar o seu novo autocarro, que muito irá facilitar os sernachenses nas suas deslocações.
Estiveram a entregar as lembranças, os presidentes de Junta de Cernache do Bonjardim, Nesperal, Palhais, uma vereadora da Câmara Municipal da Sertã, entre muitos outros convidados.
De salientar a homenagem prestada a um elemento do grupo falecido, precisamente José David Leitão, acto que o seu filho, Nuno Leitão, muito agradeceu bastante sensibilizado, grato pela atenção havida.
Participaram depois no evento os seguintes agrupamentos:
Para além do grupo anfitrião que abriu o festival, Rancho Folclórico de Penafiel, “Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil, finalizando o certame o Rancho Etnográfico Danças e Cantares de Alpiarça.
O grupo de Tercena acabaria por chegar à sua terra, depois de passar por estradas muito perigosas por serem estreitas, e com muitas curvas no meio da serrania, às três horas da madrugada, enaltecendo-se por isso, a grande força de vontade dos seus elementos, em querer levar o bom nome de Tercena, da sua freguesia e concelho, às mais distantes e escondidas localidades do nosso país.