Notícias Folclore

“MACANITAS” DANÇARAM PARA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA TURQUIA

“MACANITAS” DANÇARAM PARA O

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA TURQUIA

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena teve a honra de se apresentar num espectáculo de quarenta minutos para Sua Excelência o Presidente da República da Turquia, aquando visitou oficialmente a capital portuguesa.

grupogrt

Esta actuação teve lugar no Hotel Ritz em Lisboa, tendo sido muito ovacionado, despedindo-se com as convidados, mais de setenta, de pé a aplaudirem o grupo de Tercena.

 

JÁ ESTÁ EM ACTIVIDADE O RANCHO INFANTIL DO GRUPO “AS MACANITAS” DE TERCENA

JÁ ESTÁ EM ACTIVIDADE O RANCHO INFANTIL DO GRUPO

“AS MACANITAS” DE TERCENA

Infantil_
O S. Martinho foi bem festejado na Associação Cultural de Tercena, com destaque para o reaparecimento do seu grupo de folclore infantil.
Há mais de quinze anos que o rancho estava desactivado até que finalmente apareceu um grupo de jovens dirigidos por Vania Rodrigues que o reanimou e agora composto por cerca de sete pares estará pronto para actuar onde quer que seja.
É uma mais valia da colectividade onde as crianças poderão criar amizade à actividade que tem andado arredia da colectividade devido à falta de rapazes.
A festa culminou com uma noite de Karaoke abrilhantada por Hugo Botica, já que a tarde se iniciou com uma sessão de histórias para crianças, contadas por Joaquim Peres, Susana Botica e Carolina Santos.
 

“MACANITAS” ACTUARAM EM S.JOÃO DA TALHA

“MACANITAS”

ACTUARAM EM S.JOÃO DA TALHA

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, participou nas 24 horas de Folclore, maratona que comportou quarenta e quatro ranchos em dois dias, sábado e domingo, com a organização a servir cerca de duas mil e quinhentas refeições.

cerna1 Os grupos vindos de todas as regiões do país, marcaram presença, uns com mais qualidade, outros nem tanta, mas a verdade é que o Grupo de S. João da Talha conseguiu uma grande iniciativa que já vai na segunda edição e com êxito assinalável.

Com esta participação o agrupamento de Tercena deu por finda as suas actuações com o seu grupo adulto ao longo deste ano tendo feito cerca de vinte e cinco espectáculos, contudo o agrupamento infantil actuará ainda em Tercena no próximo dia 10 de Novembro, numa estreia que irá marcar o regresso desta estrutura infantil, que, teve início um ano depois da estreia do grupo adulto em 1991.

Depois de muito tempo sem funcionar por falta de rapazes, voltará de novo no dia de S. Martinho.

&&&

 

 

"MACANITAS” ACTUARAM NA FEIRA DE ARTESANATO DO ESTORIL

"MACANITAS”

ACTUARAM NA FEIRA DE ARTESANATO DO ESTORIL

Mais uma vez o Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena actuou na Feira de Artesanato do Estoril, desta vez com muito público, que aplaudiu com entusiasmo o grupo, embora este se tivesse apresentado muito desfalcado por muitos folcloristas se encontrarem já de férias.

Há já algum tempo que o agrupamento de Tercena actua duas vezes por ano neste espaço turístico, que concentra sempre muito público, na sua maioria estrangeiros que visitam Portugal, e como tal tem sido fundamental para o aparecimento de convites para o estrangeiro e para outros locais do pais, só que muitos deles não podem ser aceites por falta de verba.

rtp12 Assim, depois de uma actuação no passado dia 26 de Junho, o grupo voltou na passada 3ª feira, tendo sido a actuação que encerrou esta época 2011/12, voltando a esta actividade no princípio do mês de Setembro, para preparar o seu Festival que se realiza no dia 9 de Setembro e completar as actuações que ainda faltam par até ao final do ano de 2012.

 

 

O RANCHO AS “MACANITAS” ACTUOU NA QUINTA DO CONDE CONCELHO DE SESIMBRA

O RANCHO AS “MACANITAS”  

ACTUOU NA QUINTA DO CONDE CONCELHO DE SESIMBRA  

O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, na sua “tourné” pelo país, mostrando o seu folclore neste verão, não tem parado.

Nesta conformidade, apresentou-se no passado sábado dia 28 de Julho na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra para mostrar os seus usos, costumes e respectivos cantares para actuar no XIX Festival de Folclore do Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra.

conde1 O festival teve lugar no Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e participaram os seguintes agrupamentos:

 

Grupo anfitrião, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico e Infantil do Grupo Desportivo de Lousa – Loures e Grupo Teatral e Folclórico da Morgadinha – Sobreda. 

 

Os grupos convidados foram recebidos na Junta de Freguesia da Quinta do Conde, pelo seu presidente Vítor Antunes, acompanhado da Dra. Felícia Costa, vice Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e da presidente do grupo organizador, Dra. Otelinda Rodrigues, onde foram apresentadas boas vindas aos grupos.

 

 conde2 Depois do desfile, pela avenida 1º de Maio, no campo de jogos onde se desenrolou o Festival, foram entregues lembranças aos grupos, seguido de alguns discursos, pelas entidades autárquicas, todos eles endereçando votos de felicidades ao grupo anfitrião e agradecendo a presença dos grupo convidados.

 

O presidente da Junta de Freguesia referiu que, para alegria sua, a Quinta do Conde já possuiu três grupos folclóricos, os únicos existentes no concelho de Sesimbra mas que de momento, infelizmente, o único em funcionamento é o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, que tem desenvolvido uma importante acção não só cultural, como social, apelando para que o outro retome a actividade, pois tem estado parado, já que o terceiro deixou mesmo de vez o folclore.

conde3 O festival decorreu com agrado na presença de muito público, tendo todos os agrupamentos sido aplaudidos com bastante entusiasmo.

 
Mais artigos...