Notícias Folclore

“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM

“MACANITAS” ACTUARAM EM CERNACHE DO BONJARDIM NUMA NOITE FRIA E DESAGRÁDÁVEL

O Rancho Folclórico “As “Macanitas” de Tercena participou no XXII Festival de Folclore de Cernache do Bonjardim pela segunda vez, prova de que o grupo é naquela zona também muito apreciado.

cerna1 O Festival teve lugar junto ao pavilhão desportivo, mas a organização não teve muita sorte porque apesar de não chover, o tempo esteve muito frio o que não juntou muita gente a assistir, pois a grande maioria fazia parte dos ranchos que participaram, porque após alguns grupos actuarem o espaço ficou praticamente deserto, deixando os últimos dois grupos praticamente sem ninguém o que acabou por tirar um pouco de brilhantismo à festa.

Também no campo comercial o bar pouco funcionou, pois o efeito do tempo deu origem a que as pessoas não consumissem, porque de resto tudo esteve muito bem, desde a refeição servida no pavilhão desportivo, ao desfile e à própria demonstração etnográfica e folclórica.

Estiveram presentes diversas entidades locais o que deu bastante ânimo à organização e demais o grupo estava feliz porque pôde apresentar o seu novo autocarro, que muito irá facilitar os sernachenses nas suas deslocações.

Estiveram a entregar as lembranças, os presidentes de Junta de Cernache do Bonjardim, Nesperal, Palhais, uma vereadora da Câmara Municipal da Sertã, entre muitos outros convidados.

De salientar a homenagem prestada a um elemento do grupo falecido, precisamente José David Leitão, acto que o seu filho, Nuno Leitão, muito agradeceu bastante sensibilizado, grato pela atenção havida.

cerna3 Participaram depois no evento os seguintes agrupamentos:

Para além do grupo anfitrião que abriu o festival, Rancho Folclórico de Penafiel, “Macanitas” de Tercena, Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil, finalizando o certame o Rancho Etnográfico Danças e Cantares de Alpiarça.

O grupo de Tercena acabaria por chegar à sua terra, depois de passar por estradas muito perigosas por serem estreitas, e com muitas curvas no meio da serrania, às três horas da madrugada, enaltecendo-se por isso, a grande força de vontade dos seus elementos, em querer levar o bom nome de Tercena, da sua freguesia e concelho, às mais distantes e escondidas localidades do nosso país.

 

GRUPO INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA EM FORMAÇÃO

GRUPO INFANTIL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA

EM FORMAÇÃO

Os efeitos da propaganda estão a dar grande resultado, pois têm entrado para o grupo muitas crianças e assim, a direcção da colectividade já pode pensar na concretização desse desidrato em breve.

Nesta conformidade realiza-se todos os sábados das 10,30 às 12 horas na Quinta do Filinto em Tercena, na Associação Cultural de Tercena, os ensaios para crianças que desejem praticar dança.

O ensino é gratuito e os monitores estão de momento a desenvolver ensino de dança folclórica e bailado artístico.

Os interessados podem comparecer naquele horário e falarem com os monitores Vânia Simões, Ricardo Rodrigues, Joana Silva e Vanessa Santos.

&&&

 

Deslocações do Rancho

O Rancho “As Macanitas” ao longo do seu historial já fez as seguintes deslocações fora do continente português:

1994 – Vigo

1995 – Alcorcón – Madrid

2001 – Brasil - Amazonas

2002 – Gijon –Espanha

2002 – Aviliez – Espanha

2002 –Madeira

2003 – Deslocação a Jaraicejo - Espanha

2003 – S. Miguel – Açores

2004 – Terceira – Açores

2006 –Faial e Pico – Açores

2007 – S. Jorge e Terceira – Açores

2008 –S. Miguel e Santa Maria – Açores

2009 – Digressão pelas ilhas de S. Miguel – Terceira e Graciosa

2010 –  Austria - Bruck an der Mur