“MACANITAS” ESTIVERAM NA FUNDAÇÃO DE
D. EMÍLIA CABRAL EM OLIVEIRA DO HOSPITAL
O grupo colheu uma grande lição de cultura e história, mas também proporcionou uma grande noite de folclore e etnografia aos locais de Vila Franca das Beira
O Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena deslocou-se ao concelho de Oliveira do Hospital, para participar no XX Festival Nacional de Folclore organizado pelo Rancho “Rosas” de Vila Franca da Beira.
Tratou-se de uma deslocação muito agradável, na medida em que o grupo saiu cedo, almoçou em Arganil e depois visitou em Oliveira do Hospital a Casa Museu da Fundação de Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral.
Esta visita revestiu-se de uma grande importância histórica, o que agradou a todos os folcloristas e acompanhantes, pois foi mais uma importante lição de cultura que recebeu, ao tomarem conhecimento daquela importante família que viveu na cidade e que legou todo o seu espólio à comunidade local através da criação de uma Fundação, que hoje exibe grande orgulho, pelo interesse local dedicado por aquela família fidalga ao povo da localidade.
À noite desenrolou-se o festival de folclore que teve uma excelente organização com os grupos a desfilarem pelas típicas ruas da rural localidade e com a particularidade do rancho local prestar uma sentida e emocionante homenagem ao patrono da terra, “Santa Margarida”, parando o desfile junto à igreja, e rezando uma “Avé Maria” através do canto, momento alto e deveras curioso ocorrido nesta festa, num agradecimento pelo amparo espiritual que lhes tem sido dado, e ainda recordando velhos folcloristas, fundadores do grupo que já faleceram ao longo deste tempo em que o grupo já existe, seguindo-se a colocação no altar de um ramo de flores.
No palco os grupos receberam as lembranças entregues por elementos ligados à localidade, nomeadamente o presidente da Junta de Freguesia e o director do clube desportivo local, mas outros autarcas convidados, nomeadamente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital não compareceu o que é sempre desolador, quando os autarcas não dão importância às festas organizadas pelas suas colectividades.
Estiveram presentes neste festival os seguintes agrupamentos: Rancho Folclórico “As Rosas” de Vila Franca da Beira, Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena, Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Alhais de Vila Nova de Paiva e Grupo Folclórico de S. Joaninho de Santa Comba Dão.
Numa noite agradável o campo de futebol onde o festival se realizou encheu-se de público e o agrupamento de Tercena mais uma vez obteve um enorme êxito, uma vez que o seu folclore, danças e cantares é bem diferente do beirão e as pessoas manifestaram-se com agrado, havendo até quem aplaudisse de pé, o que é sempre considerado um enorme estímulo para quem está a actuar.
Muito cansativa a viagem pois o grupo regressou a casa às quatro horas da madrugada, mas consciente de ter prestado um excelente serviço a bem da cultura e do seu folclore saloio e satisfeito por ter recebido em troca, uma verdadeira e importante lição de cultura com a visita ao Museu da Fundação radicada na cidade de Oliveira do Hospital.
&&&