Outras Actividades

FESTEJOS DE CARNAVAL NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA

FESTEJOS DE CARNAVAL NA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA

A Associação Cultural de Tercena leva a efeito os seus festejos de Carnaval, cumprindo as tradições desta secular localidade, como constam no âmbito das suas iniciativas culturais.

carnaval1 Nesta conformidade estão agendadas para o período carnavalesco o Teatro de Carnaval no sábado dia 9 de Fevereiro e no dia 10 domingo, desfile de máscaras pelas ruas da localidade seguido de baile na sede provisória da colectividade na Quinta do Filinto.

Na 2ª feira à noite haverá baile abrilhantado pelo organista Jorge Mendes.

carnaval2 Na 4ª feira dia 13 desfilará pelas ruas de Tercena, cumprindo uma centenária tradição o “Enterro do Bacalhau” cujas corpo será queimado no espaço fronteiriço à igreja de Tercena na “Urbanização que ali se encontra incompleta.

No sábado dia 16 de Fevereiro, terá lugar o Baile da Pinhata abrilhantado pelo organista Jorge Mendes, festa a cargo dos Reis eleitos no ano passado e eleição dos novos reis de Carnaval.

&&&

 

II Torneio Amador de Dardos

torneio1
Regulamento:

Continuar...

 

BAILE DE “HALLOWEEN” NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA FOI MAIS UM GRANDE ÊXITO

BAILE DE “HALLOWEEN”

NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TERCENA FOI MAIS UM GRANDE ÊXITO

A Associação Cultural de Tercena levou a cabo a noite de Halloween, onde compareceram trinta máscaras alusivas ao acto a concurso numa iniciativa do grupo de jovens.

A noite esteve animada, havendo mesmo um concurso de máscaras que resultou na seguinte classificação.

hal1 1º lugar: Íris Cardoso

2ª lugar  Guilherme Barciela e Diana Cardoso

3ºlugar: Paula Cardoso

Esta organização vem na sequência  das iniciativas previstas para a nova temporada 2012/2013 onde outros temas irão ser apresentados.

De louvar esta iniciativa do grupo jovem que decorreu com enorme êxito, pelo labor dos colaboradores e promotores, mas apenas lamentamos não pertencer às nossas tradições, quando afinal muitos outros temas seriam oportunos, pois lembramo-nos do velho ditado  “A galinha da minha vizinha é melhor que  a minha”, pois pomos de parte as nossas   tradições para agarrarmos, inexplicavelmente,  outras que nada dizem ao nosso povo.

hal2 A época de trabalho iniciou-se em Setembro, onde o seu rancho folclórico já efectuou uma série de espectáculos, para nos próximos, sábado e domingo levar a cabo o Baile Saloio de S. Martinho com um almoço de porco no espeto por inscrições, histórias para as criança-kataoke e ainda a estreia no rancho folclórico infantil.

De salientar que nesta festa haverá muita castanha assada e água-pé, tradições desta época outonal

 

Mais Actividades

Para além das actividades já mencionadas, desenvolvem-se na Associação Cultural de Tercena muitas outras ao longo do ano e que vão animando as “gentes da nossa terra”, como por exemplo o ENTERRO DO BACALHAU, uma tradição muito antiga desta terra e recuperada em 2005. Realiza-se na Quarta-feira seguinte ao Carnaval e muito tem divertido as pessoas que assistem ao evento.

Efectuam-se regulamente concursos e torneios para animar a população. Pode-se destacar o último concurso que foi feito sobre Presépios de Natal que, graças a uma boa divulgação, foi visitado por muitas pessoas e muito elogiado.

Também se realizam frequentemente passeios organizados a Castelos, Palácios e Museus, assim como se realizam excursões de carácter cultural aos mais diversos pontos do país e até estrangeiro, para acompanhar o Rancho e não só.

 

Excursões

Acompanha o Rancho “Macanitas” nas suas deslocações, pois oferecemos-te, para além do magnífico passeio, o almoço ou o jantar e ainda a possibilidade de tomares conhecimento de outras culturas, outras tradições.